Nascido e criado no Passo da Capivara, no interior de Santa Maria, o motorista aposentado Antonio Moacir Bordin, 74 anos, foi um dos importantes dirigentes do futebol amador da cidade.
Presidente do Grêmio Atlético Imembuy, Moacir, como era conhecido, era fiel colaborador nas atividades do clube do coração. Na vida pessoal, redescobriu o amor aos 51 anos. Durante um transporte de profissionais da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), onde trabalhava, até Faxinal do Soturno, para consertar um telefone de um armazém, ele conheceu a costureira Dorema Bordin, 71 anos. De imediato, guardou o número daquele telefone fixo e não hesitou em ligar para ela, na intenção de conhecê-la melhor.
- Quando eu menos imaginava, o telefone tocou e era ele. Marcamos de nos encontrar na casa da minha irmã, onde passamos o dia conversando. Cinco anos depois, casamos. Ele foi uma pessoa maravilhosa. Eu achava que o fim fosse demorar mais um pouco. Foi muito triste, mas rezo por ele todos os dias - lamenta Dorema.
Por 23 anos, Moacir e Dorema dividiram sonhos e dedicaram-se imensamente a trabalhos sociais. Entre tantas ações, foram voluntários na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) durante anos e, mais tarde, dedicaram-se a eventos organizados pelo Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira. A fé era prioridade para eles, que não perdiam a Romaria da Medianeira, frequentavam a paróquia Nossa Senhora de Fátima e a igreja do Bom Fim. No tempo livre, além de engajar-se ao Imembuy, Moacir adorava jogar bocha e passear com a esposa. Durante peregrinações pelo centro da cidade, ele era solidário às pessoas em situação de rua e as ajudava como podia, como conta a viúva:
- Quando Moacir encontrava pessoas com fome, não deixava de ajudar. Fazia questão de entregar um valor em dinheiro, mesmo que fosse pouco, para que a pessoa pudesse se alimentar.
Emocionada, Dorema relembra da generosidade do marido com orgulho. Para ela, fica a imagem de um homem justo, trabalhador e apaixonado pela família e pelos amigos. Ela é grata pelas mais de duas décadas que pôde passar ao lado dele:
- Foi uma bênção de Deus tê-lo por perto. Meu marido foi uma pessoa maravilhosa. Além de trabalhadora e honesto, era meu amigo, meu conselheiro e meu apoio.
Atual presidente do Imembuy, Ubiratan Mujica, o Bira, afirma que Antonio Moacir Bordin foi o maior presidente da história dos 55 anos da equipe.
- Mais do que presidente, Bordin foi alicerce para o clube. Até hoje, quando se fala na história do Imembuy, a primeira lembrança que vem é das excursões que ele organizava. Nosso ex-presidente gostava de fazer tudo certo e ajudou a implementar o quadro social do clube. Falar da história do Imembuy sem mencionar o Moacir não é possível - relembra.
A respeito das afirmações feitas pelos colegas do marido, Dorema é grata e diz que a fama é merecida:
- Moacir gostava muito do trabalho que fez no Imembuy. A atuação no clube o deixava feliz.
Devido a um acidente vascular cerebral (AVC) e de uma esquemia, Moacir passou um período internado em uma clínica particular. Em 6 de novembro, a situação se agravou e ele foi encaminhado ao Hospital da Cauzzo, onde faleceu. O sepultamento ocorreu no dia seguinte, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária Cauzzo
17/09
Lorena da Silva de Paula, aos 77 anos, foi sepultada no Cemitério da localidade de Pedregulho, em Restinga Sêca
Elda Josefina Brondani Durlo, aos 78 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Hélvio Roberto Massariol da Silva, aos 52 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Leda Silveira Franco, aos 77 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Vergilio da Silva Jacques, aos 95 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em São Pedro do Sul
18/09
Irmo Dornelles, aos 82 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Alice Quinhonez Cezimbra, aos 96 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Maria Santa Batista Vieira, aos 78 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Ana Julia Geraldo Teixeira, aos 11 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Gideon Gay, aos 97 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Jonas Oliveira de Ávila, aos 41 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
19/09
Senedi da Rosa Silveira, aos 68 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Vera Belony Comasseto, aos 64 anos, foi sepultada no Cemitério da Boca do Monte, distrito de Santa Maria
Adelmo da Silva, aos 70 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122.